domingo, 30 de agosto de 2009
Plenário: juizados especiais devem decidir sobre pulsos telefônicos, mas STJ tem a palavra final sobre leis federais (íntegra do voto)
Fonte: www.stf.jus.br
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
STF deve julgar extradição de Cesare Battisti no dia 9 de setembro
Fonte: www.stf.jus.br
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Ministra Ellen Gracie nega liberdade ao médico Roger Abdelmassih
sábado, 22 de agosto de 2009
Lei sancionada nesta sexta-feira vai acelerar tramitação de ações penais nas Cortes Superiores
Cresce apoio à união estável entre homossexuais no STF
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Suspenso julgamento sobre imunidade tributária para Casa da Moeda
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Governador de Tocantins recorre ao STF contra cassação de seu mandato pelo TSE
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Empresário pede trancamento de ação penal por supostas fraudes em licitações da Petrobras
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
A jurisprudência e os precedentes (leading cases) traduzidos no site podem ser encontrados no menu Jurisprudência, na opção Pesquisa - Jurisprudência traduzida. Atualmente, há 32 leading cases traduzidos que sintetizam a visão do Tribunal acerca de assuntos que vão desde a proteção à fauna até a privatização de bancos estatais, por exemplo.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Eleição para direção de escola pública é inconstitucional
Na sessão desta quarta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou seu entendimento de que as eleições diretas para provimento de cargos comissionados nas diretorias de escolas públicas é inconstitucional. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2997, ajuizada na Corte pelo Partido Social Cristão (PSC) contra dispositivos da Constituição estadual do Rio de Janeiro e outras normas derivadas.
O dispositivo questionado (artigo 308, inciso XII, da Constituição Estadual Fluminense) define que as eleições para a direção de instituições de ensino públicas estaduais no Rio de Janeiro deveriam ser feitas de forma direta e com a participação da comunidade escolar. E as leis estaduais 2.518/96 e 3.067/98 regulamentam este artigo.
Para o PSC, o cargo de diretor de unidades escolares é um cargo em comissão, cujo provimento “pertence à esfera discricionária do chefe do Poder Executivo, em cuja estrutura organizacional aquele cargo se insere”.
O relator do processo, ministro Cezar Peluso, lembrou que o tema já foi amplamente discutido e pacificado pela Corte. Assim, com base em diversos precedentes, o ministro votou pela procedência da ação, entendimento que foi seguido à unanimidade pelos demais ministros presentes à sessão.
Influenza A faz STF estender por dois meses lei capixaba sobre contratações na área de saúde
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Convenções de Genebra completam 60 anos sendo menos respeitadas
As Convenções de Genebra completam 60 anos nesta quarta-feira, em meio à preocupação de que é cada vez menor o respeito pelo direito de guerra no mundo.
As três primeiras Convenções de Genebra foram criadas por países europeus ainda antes da Segunda Guerra Mundial, mas foram extensamente revisadas em 1949, após os horrores do conflito. Elas versam sobre os direitos de prisioneiros de guerra, feridos em combates e proteção a pessoal médico e religioso no campo de batalha.
Em 12 de agosto de 1949 foi também adotada a 4ª Convenção de Genebra, que, pela primeira vez, estabelece os direitos dos civis durante situações de conflito armado e medidas que as partes em combate devem tomar para defendê-los.
As Convenções receberam amplo apoio internacional desde o início e, atualmente, todos os 194 países do mundo a ratificaram.
Mas as assinaturas no papel não levaram ao respeito pelas regras estabelecidas. Pesquisas conduzidas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) - que é o guardião das Convenções - mostram que são os civis que mais sofrem em conflitos armados.
Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=21143622
Planejamento estratégico do STF busca excelência na prestação jurisdicional até 2013
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Doutores
De tempos em tempos, volta a dúvida, a discussão: quem é Doutor/doutor? Devo/posso chamar meu médico de "doutor"? E um advogado pode assim se denominar? E os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os enfermeiros, os fisioterapeutas? "Doutor" não é apenas quem defende tese em Curso de Doutorado? Afinal, "doutor" é título ou forma de tratamento? Quem é doutor?
Para esclarecer a questão, surge outra hesitação: a que fontes recorrer? Aos dicionários? À História? À legislação? Aos usos e costumes que se instauram em nossa vida em sociedade?
O título de "doutor" foi outorgado, pela primeira vez, por uma universidade, a um advogado, em Bolonha, que passou a ostentar o título de "Doctor Legum".
Entre nós, a tradição de se chamar o advogado de "doutor" remonta ao Brasil Colônia. Naquela época, as famílias ricas prezavam sobremaneira ter em seu meio um advogado (e também um padre e um político). O meio de acesso a esses postos era a educação.
O advogado - conhecedor de leis, detentor de certo poder de libertar e de prender - assenhorava-se desse poder mediante formação privilegiada. A tradição logo transformou o termo em sinônimo de posição superior dentro da escala social.
Há que se mencionar ainda o Alvará Régio, editado por D. Maria, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em Direito passaram a ter o direito ao tratamento de "doutor". E o Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, que deu origem à Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que "cria dois Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título de doutor para o advogado".
No mundo acadêmico, é chamado de "doutor" quem cursou doutorado e defendeu uma tese diante de uma banca composta por cinco doutores.
Direito Espacial: um universo pouco explorado no Brasil
Esta semana, o programa "Carreiras" conversa com o professor José Monserrat Filho, especialista em Direito Espacial, que dá algumas sugestões para aqueles que querem se destacar nessa área. “É preciso gostar de Direito Internacional, conhecer Direito Civil, Comercial, de Propriedade e de Patentes, já que hoje você transformar um dado de satélite em produto e patenteá-lo", ensina o professor.
O programa mostra ainda os livros para saber mais sobre o Direito Espacial.
Fonte: www.stf.jus.br
Estou de férias por tempo indeterminado, por causa da gripe suína as aulas foram suspensas na UNIUBE-Uberlândia...
sábado, 8 de agosto de 2009
Vice-presidente será testemunha de Valdemar Costa Neto na ação penal do mensalão
O ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470 (Mensalão), em curso no STF, concedeu prazo de cinco dias ao procurador-geral da República e aos réus na ação para formularem perguntas ao vice-presidente da República, José Alencar, arrolado como testemunha pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Fonte: www.stf.jus.br
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
recusa em fazer teste de DNA presume paternidade
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
STF mantém monopólio dos Correios para correspondências pessoais
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
PT fortalece apoio a José Sarney
STF confirma HC para réus em processo envolvendo jogos de azar no Rio de Janeiro
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Empate em julgamento adia proclamação do resultado sobre monopólio dos Correios
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Senadores planejam boicote se Sarney não renunciar
sábado, 1 de agosto de 2009
Presidente do STF indefere liminar requerida pelo DEM contra cotas raciais da UnB
Lula diz que não se deve condenar Sarney por antecipação
Um dos principais aliados do governo no Congresso, Sarney enfrenta uma série de denúncias desde que assumiu o cargo, em fevereiro.
"Não quero para mim, não quero para o presidente Sarney e não quero para nenhum brasileiro julgamento precipitado sem que haja investigações corretas" disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia, na base aérea de Belo Horizonte (MG). Só ele mesmo pra dizer isto, pois Sarney é acusado de cometer irregularidades na administração do Senado, empregar pessoas ligadas à sua família e desviar dinheiro público por meio de uma fundação que leva o seu nome, tudo bem não se tem provas concretas mas vamos pensar um pouquinho tudo bem ele não sair agora por causa de um único propósito: se ele não sair agora ele vai ter que levar junto com ele pelo menos um pouco da sua quadrilha junto, é... agora é esperar pra ver no que vai dar...